Total de visualizações de página

domingo, 16 de abril de 2017

Conhecendo o Forte de Santa Teresa - Uruguay

Parte da vista externa - Forte de Santa Teresa - Uruguay

O Forte de Santa Teresa, no Uruguay, está localizado bem próximo da cidade balneária de Punta del Diablo. Logo que se avista, chama atenção pela beleza rústica e imponente. 

Parte interna - Forte de Santa Teresa - Uruguay 


Suas construções são sólidas, bonitas e  bem cuidadas. Acha-se localizado no Parque Nacional de Santa Teresa, área de preservação natural com 3.000 ha e que conta mais de dois milhões de árvores.



Antiga muralha - Forte de Santa Teresa
A construção do Forte de Santa Teresa foi iniciada em 1762, como uma fortificação de campanha, pelos portugueses com vistas a deter o avanço do poderio espanhol. Entretanto, em meados de 1763 foi tomado pelos espanhóis, que ali se estabeleceram, ampliando e restruturando o Forte, em razão de sua estratégica localização. 
Parte do Forte de Santa Teresa - Uruguay
No decorrer de sua história, o Forte de Santa Teresa esteve nas mãos não só de Portugal e Espanha, como também do Brasil.

Com a independência do vizinho país, como a República Oriental del Uruguay, em 1828, o Forte ficou definitivamente inserido no território uruguaio.

É possível conhecer e sentir o que era viver num Forte, em tempos antigos, com a estrutura proporcionada por aquela época, onde era necessário manter a paz e ao mesmo tempo, impedir eventuais invasões que desrespeitassem os Tratados estabelecidos.
Forte de Santa Teresa - Uruguay
Do alto das muralhas, em dias claros, é possível visualizar o azul do Oceano Atlântico, que banha parte do vizinho país, além de uma vista deslumbrante do Parque, em todas as direções.  

Conhecer o Forte, é uma verdadeira viagem no tempo.

Ali há uma capela, conservada nos menores detalhes.

Capela - Forte de Santa Teresa 


Interior da Capela 
Há os dormitórios. A enfermaria.

Forte de Santa Teresa - Uruguay

Forte de Santa Teresa - Uruguay
A cozinha.
Cozinha - Forte de Santa Teresa

A sala de reuniões.

Sala de reuniões - Forte de Santa Teresa
As muitas chaves para os vários recintos do Forte.
As chaves do Forte de Santa Teresa

Canhões utilizados na defesa do Forte de Santa Teresa.
Canhões - Forte de Santa Teresa
A visita ao Forte de Santa Teresa é uma viagem não só no tempo, como também cultural. É um verdadeiro museu.

Ali estão expostas em maquetes, não só a estrutura do Forte de Santa Teresa como de outros Fortes do Uruguai.
Sala onde se encontram as maquetes de vários Fortes do Uruguai

Escudo da Fortaleza de Santa Teresa

Atualmente, o Forte é mantido pelo governo e cuidado pelo exército uruguaio, preservando o local bem como a área onde ele se situa. É uma parte importante da história que merece ser preservada.

Bandeira do Uruguai - Forte de Santa Teresa 
Vale a pena conhecer o Forte de Santa Teresa. É conhecer uma parte da história que envolveu países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil.

O local está aberto a visitação pública, sendo que pessoas maiores de 60 anos, não pagam. O valor de ingresso ao local é mínimo, quase simbólico.

No Parque Nacional de Santa Teresa há áreas de camping, com boa infraestrutura, além de cabanas. Há bem próximo dali, praias como a conhecida Punta del Diablo, com hostels, cabanas, mercados, farmácias, lojas, restaurantes, etc. 


Onde: Forte de Santa Teresa, Rocha, Uruguay
Distâncias
De Forte de Santa Teresa a Punta del Diablo - 8 Km
De Forte de Santa Teresa ao Chuy - 42 Km
De Forte de Santa Teresa a Montevideo -  290 Km
De Forte de Santa Teresa a Porto Alegre - 550 Km








5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Sarah. Agradeço a visita ao blog e o comentário. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Bom dia gostaria de saber o valor da diária por pessoa , já ficamos ai e adoramos vou no dia 23/12 de volta .Fico no aguardo de sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Zanon. Realmente, o Parque é muito lindo. Quando fui, fiquei hospedada em uma pousada em Punta del Diablo, que é bem perto. Procurei informações sobre valores de hospedagem no Parque e algumas pessoas informaram que seria em torno de R$30,00 a diária. Acho interessante buscar todas as informações no site do Parque http://www.serviciodeparquesdelejercito.com.uy/
      Agradeço a visita ao blog e desejo uma ótima estadia no Parque. Uma boa viagem! Abraços.

      Excluir
  3. Bom dia gostaria de saber o valor da diária por pessoa , já ficamos ai e adoramos vou no dia 23/12 de volta .Fico no aguardo de sua resposta

    ResponderExcluir