Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2016

As vantagens de uma viagem de trem

A maioria dos brasileiros ao pensar em viagens, sequer cogita a possibilidade de realizar algum trajeto, ou ao menos parte do percurso, de trem. Por que? Porque não temos no Brasil um sistema de transporte com a utilização de trens nos níveis dos existentes especialmente nos países europeus.

Em 2011, quando viajei pela primeira vez à Europa, sequer pensei em possíveis deslocamentos entre cidades ou países, utilizando trens. A agência que intermediou a viagem também não cogitou de tal possibilidade. Desta forma, os trajetos foram feitos todos de ônibus.

Conversando com amigos e parentes, é a mesma situação.

Em 2014, ao organizar uma viagem a três países da Europa, decidi colocar a utilização de trem como meio de transporte principal, tanto entre cidades como para os deslocamentos de um país a outro. A descrição desta viagem está relatada no post 'Como organizar uma viagem à Europa' aqui no blog.

Realmente, fiz muitas pesquisas em revistas, blogs, querendo saber qual a impressão dos que haviam utilizado o trem como transporte na Europa.

Corri em busca de todas as informações, e me vali especialmente das orientações da Anna Fernandes através do seu blog 'Dicas práticas de frances para brasileiros' http://dicasdefrances.blogspot.com.br/2012/03/viajar-de-trem-pela-franca.html que proporciona todas as informações possíveis, inclusive tempo de trajeto, estações, bagagem, bilhetes, etc. Enfim, tudo!

O resultado prático da viagem foi nota 10! Tudo ótimo, perfeito. Em outras viagens à Europa, vou utilizar, prioritariamente, trens!
Este local  chamou a atenção, pois no alto da montanha há uma espécie de fortaleza/castelo - Espanha

Espanha
Espanha
Algumas vantagens na utilização de trens:
  • viagem segura, confortável, rápida;
  • velozes - alguns trens que utilizamos viajavam, em média, a mais de 300k/h - e sem que sentíssemos absolutamente nada, nem balanços, nem barulhos, nem solavancos, nada;
  • não há necessidade de estar na estação com 1 ou 2 horas de antecedência como em aeroportos;
  • ao final da viagem, é só pegar a bagagem e ir embora; sem tempo de espera para liberação, como em aeroportos;
  • as estações de trem, geralmente, estão localizadas no centro da cidade, facilitando o acesso aos locais pretendidos;
  • poltronas confortáveis, amplas, que permitem conforto, e mesa à frente que possibilita desde refeições até realização de trabalhos (numa das viagens, um professor utilizou o tempo para corrigir provas de seus alunos);
  • pode-se viajar admirando a paisagem, conhecendo um pouco mais do país visitado; 
  • há restaurante a bordo para refeições/lanches;
  • viajar na segunda classe, além de mais barato, é ótima, com bastante conforto;
  • não há limites de bagagem, havendo sim uma orientação de boa convivência, quanto a tamanho e a razoabilidade da mesma, pois como há espaço para acomodar a bagagem não seria correto alguém utilizar sozinho (com inúmeras malas) o espaço que é para ser dividido com os demais passageiros; quanto ao tamanho, o ideal é o padrão das malas médias utilizadas nos aviões para evitar que alguém ao levar mala gigante obstrua o corredor de passagem, pois a mesma não caberá no local para acomodar a bagagem;

Ao viajar de trem certamente é possível descobrir outras vantagens ocasionadas por uma viagem tranquila, confortável, relaxante.







2 comentários:

  1. Realmente concordo contigo, aqui no Brasil eu não sei o motivo pelo qual não foi feito isso, temos muito pouco pra viajar de trem, e é uma viagem maravilhosa, eu que andei em Bento Gonçalves um passeio curto, amei e vou retornar a fazer novamente, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah! Tens razão; é realmente algo que não se entende esse grande desinteresse em investir em linhas de trens aqui no Brasil, que proporcionam viagens maravilhosas. Muito obrigada por visitar e comentar no meu blog. Adorei! Um grande abraço!

      Excluir