Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Solidariedade


Nestes dias frios de outono aqui no sul do Brasil, nos deparamos com a palavra solidariedade sendo usada de modo mais frequente. É nas campanhas na busca de alimentos e roupas para pessoas vítimas de enchentes, nas chamadas para doações de agasalhos mais quentes para os mais necessitados, etc. 

Não há dúvida que a palavra solidariedade aparece mais no nosso dia a dia, nos meses mais frios.

Mas solidariedade é só isso? Não. Solidariedade é muito mais. Ser solidário com quem é nosso amigo, parente, conhecido, é muito fácil. 

Ser solidário é 'fazer o bem, sem olhar a quem', como diz o ditado. É proporcionar algo de bom a outras pessoas de maneira desinteressada, sem nenhuma pretensão. Este algo de bom pode ser uma ação, um gesto, ou mesmo uma palavra de conforto, de estímulo.

Há poucos dias, indo ao trabalho, observei em alguns lugares da cidade (pendurado numa grade de ferro, num poste, sobre um banco de praça) cabides com peças de inverno (casacos, blusões, calças, etc), juntamente com um bilhete "Você precisa? Pegue" ou "Está precisando? Pode levar". Achei uma bela iniciativa que representa uma maneira bonita de solidariedade. 
Cabide solidário - peças para serem levadas por quem necessitar

Há cerca de um mês, naqueles dias de muito calor, ao passar por uma parada de ônibus, vi uma cena que me marcou demais. Na parada havia uma senhora com uma criança pequena no colo, e o morador da casa em frente a parada, levou gentilmente uma cadeira para esta senhora sentar enquanto aguardava o ônibus. Uma gentileza que fez toda a diferença! 

Isto é solidariedade, ou seja, fazer o bem de modo desprendido, pensando somente no bem estar de outra pessoa. Simples assim.
    

2 comentários:

  1. Muito bom o comentário e é sempre assim mesmo. Ajudamos mais em campanhas do que no dia a dia.

    ResponderExcluir