Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2016

Plantas de interior



Quem gosta de decoração sabe que plantas dão o toque final, o verdadeiro arremate no visual do espaço, quer seja profissional ou residencial. 

Muitas pessoas dizem que não conseguem manter plantas dentro de casa. Não sou expert em jardinagem, sou somente interessada, apaixonada por plantas. Assim, compartilho da minha experiência de como manter muitas plantas (com saúde) dentro de casa. 


Este lindo Lirio do Amazonas floresce todos os anos

Lírio do Amazonas









Toda planta de interior requer um cuidado diário, com a observação do visual e do comportamento da planta, com atenção a qualquer alteração como o aspecto das folhas, do próprio viço da planta (se permanece ereta, firme, com brotação nova - e aqui também é de ser observado se esta brotação vem viçosa ou exageradamente alongada).



Estas duas - lindinhas - crescem viçosas (saxifraga e suculenta) 

É importante escolher plantas próprias para locais sombreados ou semi sombreados, e colocá-las nos lugares mais próximos de claridade externa, como janelas, portas exteriores, vitrôs, etc. 


Singonio - muito simples de cuidar
Após o cuidado na escolha da planta e do local, o passo seguinte é a observação diária com regas e o próprio aspecto da folhagem. A rega pode ser diária desde que mínima, especialmente no período de outono/inverno (costumo tocar a terra em volta da planta: se está seca, é possível regar (economicamente), se está úmida, melhor não regar).

A alpidistra gosta de lugares com pouca luz
Quanto ao aspecto da planta, este é fundamental para mostrar a saúde da mesma: folhas brilhantes, escuras, viçosas - está tudo ótimo, ela está adaptada ao local; se as folhas estão claras demais, alongadas, até deformadas - é sinal de que está pedindo socorro, precisa urgentemente, de uma atenção que pode ser: rever as regas ou o local escolhido. 

Importante também é adubar a plantinha (costumo usar adubo orgânico em média a cada 3/4 meses). 
Violeta africana
Uma planta dentro de casa, bem cuidada, consegue se reproduzir, dar flores, viver e enfeitar um ambiente por muito tempo, anos até.

Um pequeno Cactus - ao lado de um vitrô

Para quem ama plantas - como eu - elas são vida, imprescindíveis à nossa saúde física, psicológica, emocional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário